Parceria certa nas suas realizações

INSS apresenta à Previdência Social o aprimoramento de ferramenta de gestão integrada

Plataforma Lupa permite a consulta e o monitoramento de dados em tempo real

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, apresentou ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (25), a proposta de aprimoramento e expansão da Lupa, ferramenta digital de gestão integrada que permite a consulta e o monitoramento de dados em tempo real.

Os indicadores e as métricas sobre a concessão dos benefícios previdenciários e sociais, incluindo as aposentadorias e os benefícios por incapacidade temporária, poderão ser atualizados para acompanhamento em todos os níveis gerenciais.

Com interface intuitiva, o sistema refletirá o caminho percorrido pelo cidadão desde a busca inicial de atendimento em algum dos canais disponíveis, como a agência, o 135 ou o Meu INSS, até o comunicado com a resposta final sobre o pedido.

Segundo o ministro, a plataforma garantirá uma melhoria das rotinas internas e, consequentemente, a otimização no prazo para efetivação das solicitações. Em setembro, o prazo médio de concessão está em cerca de 36 dias.

“O investimento em tecnologia está permitindo ganhos efetivos no dia a dia da Previdência Social. É um trabalho integrado com os servidores do INSS, Perícia Médica e Conselho de Recursos para permitir que os cidadãos tenham seus direitos garantidos com cada vez mais rapidez”, afirmou.