Parceria certa nas suas realizações

DARF: confira como fazer o pagamento sem o código de barras

Mesmo sem o código de barras é possível realizar o acerto pelo internet banking, evitando atendimentos presenciais

A utilização de formas de pagamento que possuem o código de barras já é comum entre os contribuintes, que geralmente ficam surpresos ao descobrir que o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) não possui essa informação.

Essa ausência pode causar dúvida na hora de realizar o acerto do tributo, que mesmo sem o código existe a possibilidade de fazer o pagamento utilizando o internet banking, bastando preencher manualmente os dados correspondentes ao DARF.

Dessa forma o pagador economiza tempo ao evitar deslocamentos presenciais às agências bancárias e otimiza essa operação financeira que pode ser realizada rapidamente pelo site do banco ou pelo aplicativo da instituição no celular.

Como fazer o pagamento do DARF sem o código de barras

Embora seja semelhante ao boleto, o DARF não possui código de barras, disponibilizando duas maneiras de realizar o pagamento: presencialmente ou pelo internet banking.

Devido à facilidade e praticidade da versão digital do acerto, confira um passo a passo para pagar o documento de forma remota e online. Cada banco pode possuir uma nomenclatura diferente para suas categorias, mas como o processo acaba sendo guiado e intuitivo dentro do app, a orientação do procedimento é similar.

  • Acesse o internet banking com seu login e senha;
  • Escolha a opção “pagamentos” dentro do menu;
  • Selecione “Impostos e Taxas/Imposto e Tributos”;
  • Dentre as opções, clique em “DARF”;
  • O aplicativo solicitará algumas informações, preencha conforme requisitado (normalmente será pedido o CPF/CNPJ, período de apuração, o código da Receita Federal, a data de vencimento e o valor total);
  • Com os dados preenchidos, basta seguir com o recolhimento, como acontece com outros tributos.

Dessa forma o pagamento é concluído sem a necessidade de atendimento físico, sem gerar código de barras e sem necessidade de impressão de documentos ou boletos.